Exposição “Derrubando Muros, Unindo Povos” traz pedaço do Muro de Berlim

 

O muro estará exposto no a partir do dia 12 de novembro em Mogi Guaçu

 

Um pedaço genuíno do muro que um dia separou a Berlim Oriental da Ocidental estará em exposição no evento “Derrubando Muros, Unindo Povos”, a partir do dia 12 de novembro até 31 de março de 2018, no Centro Comercial Avenida Mall em Mogi Guaçu.

 

O objetivo deste evento, além de comemorar a queda do Muro de Berlim, que ocorreu em 09 de novembro de 1989, também convida as pessoas para refletirem sobre muros e barreiras, que muitas vezes, afastam as pessoas umas das outras, tornando a convivência mais difícil. Esse evento também retrata a comemoração dos laços econômicos, sociais e culturais entre a Alemanha e a nossa região.

 

Na inauguração da exposição do Muro de Berlim, às 10h, a Banda Lyra Mojimiriana irá realizar uma apresentação musical sob a regência do Maestro Carlos Lima. Além da atração musical, no local estarão expostos fotos e a história de Berlim após a segunda guerra mundial. Essas atrações serão abertas ao público com entrada franca.

 

Após às 12h, será servido um almoço com pratos da gastronomia Alemã.

 

O evento é uma realização do Centro Comercial Avenida Mall e a Banda Lyra Mojimiriana com o apoio da Rádio Nova Onda FM e Padaria da Vovó. O Centro Comercial Avenida Mall fica localizado à Avenida Mogi Mirim, 1249, Morro Amarelo em Mogi Guaçu. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19 3362.1808.

O Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi uma obra impressionante, mais de 160 km separando as duas Alemanhas, a Oriental, comunista, e a Ocidental, capitalista. Um retrato perfeito do mundo bipolar da época da Guerra Fria e das profundas divisões que marcaram o povo alemão após a Segunda Guerra Mundial.

 

Ao longo dos 28 anos em que o muro existiu, 136 pessoas foram mortas pela polícia tentando atravessar as fronteiras, centenas foram feridas e cerca de 5000 conseguiram fugir para o lado ocidental.

 

O muro foi construído na calada da noite, de surpresa, na madrugada do dia 13 de agosto de 1961. O muro começou a ser derrubado fisicamente em 1990, com a presença da população dos dois lados. Hoje a Alemanha está reunificada e o muro é apenas uma lembrança do tempo em que tijolos separavam o mundo em dois. A queda do muro aconteceu no dia 09 de novembro de 1989.

 

A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.